Há os bolsonaristas e lulistas, completamente alucinados e delirantes, embriagados por uma mistura de fanatismo, cinismo, comodismo e narcisismo grupal.
Esmagada entre essas massas fanatizadas e demenciadas, uma estreita minoria de pessoas (minimamente) sensatas, que tentam pensar pela própria cabeça e manter alguma sanidade em meio a tanta demência. E mesmo entre os sensatos há quem flerte com uma ou outra insensatez.
Faço ainda a ressalva de que, embora se alimentem mutuamente, o fanatismo bolsonarista é muito mais perigoso que o lulista.
Mesmo em seus piores momentos a militância petista respeita (embora por vezes tensione) os limites do jogo democrático e republicano. A militância bolsonarista, por outro lado, ignora ou despreza esses limites e a ala mais fanática sonha simplesmente com a própria destruição da ordem constitucional.
Estamos na corda bamba, pulando com um pé só, tentando equilibrar um ovo de avestruz numa colher de café apertada entre os dentes - e não há rede de proteção embaixo...
Nenhum comentário:
Postar um comentário