Newsletter

Sua assinatura não pôde ser validada.
Você fez sua assinatura com sucesso.

Oficina de Clio - Newsletter

Inscreva-se na newsletter para receber em seu e-mail as novidades da Oficina de Clio!

Nous utilisons Sendinblue en tant que plateforme marketing. En soumettant ce formulaire, vous reconnaissez que les informations que vous allez fournir seront transmises à Sendinblue en sa qualité de processeur de données; et ce conformément à ses conditions générales d'utilisation.

segunda-feira, 25 de maio de 2020

Os três "Brasis"

Grosseiramente, vejo hoje o Brasil dividido entre três grupos. 

Há os bolsonaristas e lulistas, completamente alucinados e delirantes, embriagados por uma mistura de fanatismo, cinismo, comodismo e narcisismo grupal. 

Esmagada entre essas massas fanatizadas e demenciadas, uma estreita minoria de pessoas (minimamente) sensatas, que tentam pensar pela própria cabeça e manter alguma sanidade em meio a tanta demência. E mesmo entre os sensatos há quem flerte com uma ou outra insensatez. 

Faço ainda a ressalva de que, embora se alimentem mutuamente, o fanatismo bolsonarista é muito mais perigoso que o lulista. 

Mesmo em seus piores momentos a militância petista respeita (embora por vezes tensione) os limites do jogo democrático e republicano. A militância bolsonarista, por outro lado, ignora ou despreza esses limites e a ala mais fanática sonha simplesmente com a própria destruição da ordem constitucional. 

Estamos na corda bamba, pulando com um pé só, tentando equilibrar um ovo de avestruz numa colher de café apertada entre os dentes - e não há rede de proteção embaixo...


Nenhum comentário: