Siga a Oficina no seu e-mail!

quinta-feira, 22 de agosto de 2013

Das trevas, a luz

Belo texto do Prof. Tiago Ribeiro
 
Quero deixar aqui meu relato sobre tudo que está acontecendo graças aos maus tratos da prefeitura. Mas não é um relato que mostra os pontos negativos, já tão conhecidos de todos nós. Escrevo sobre a luz gerada na treva.

O movimento começou brando e aos poucos pudemos, sempre de maneira tranquila e ordeira, contagiar vários outros membros que a princípio mostravam-se desconfiados com a greve. E não nos limitamos a nossa escola. Também nos unimos a outras, tão carentes de atenção e cuidado como a nossa!

 Essa luta vem sendo, antes de tudo, emocionante. De forma criativa, organizamos várias ações que legitimam nossa postura como professores. Pusemos em prática todo o intelecto e tudo que aprendemos na teoria. Percorrendo escolas (encarando direção tirana em uma delas), participando de assembleias, passeatas, divulgando material na internet, conversando com pais e alunos, estamos, sim, marcando a nossa escola como referência positiva. E esse exemplo ficará para o corpo docente, discente e administrativo.

A união alcançada neste momento jamais seria possível em outra ocasião. Mais do que ganhos salariais ou estruturais, conseguimos perceber a nossa força. A amizade aumenta e os laços se apertam. Mas um aperto bom, que aproxima, não o que tenta nos sufocar, como aquele imposto pelo governo.

Fico muito feliz de fazer parte de uma equipe como essa. Obrigado pelos ensinamentos, amigos da Quintino.

Nenhum comentário: