Newsletter

Sua assinatura não pôde ser validada.
Você fez sua assinatura com sucesso.

Oficina de Clio - Newsletter

Inscreva-se na newsletter para receber em seu e-mail as novidades da Oficina de Clio!

Nous utilisons Sendinblue en tant que plateforme marketing. En soumettant ce formulaire, vous reconnaissez que les informations que vous allez fournir seront transmises à Sendinblue en sa qualité de processeur de données; et ce conformément à ses conditions générales d'utilisation.

domingo, 21 de junho de 2020

Babel Carioca - Reflexão uerjiana

Dedicado à amiga Ana Delmas

A UERJ, como um todo, é uma comunidade universitária fascinante. Uma verdadeira Torre de Babel. Acho que é um exemplo notável do como a arquitetura influencia nossas interações sociais. E a arquitetura da UERJ favorece todo tipo de interação bizarra e pitoresca. Cada andar daquele prédio é um microcosmos e o modo como esses microcosmos interagem é algo fascinante. 

O próprio fato do edifico ter abrigado a "Favela do Esqueleto" já é digno de nota. Que outra universidade no mundo já foi uma favela? A favela transformada em universidade "na marra" (e botando os favelados para correr) é quase alegórico.

Sem mencionar o conjunto urbano UERJ-Mangueira-Maracanã. Esse triângulo universidade-favela-estádio, mediado por Radial Oeste, ferrovia e "metrovia" é digno de nota. Tudo isso pertinho da Quinta da Boa-Vista, antiga residência imperial, diga-se de passagem.

Acho que a UERJ é o mais próximo que existe no mundo real de uma paisagem escheriana.

Dava uma tese.




Nenhum comentário: