Newsletter

Sua assinatura não pôde ser validada.
Você fez sua assinatura com sucesso.

Oficina de Clio - Newsletter

Inscreva-se na newsletter para receber em seu e-mail as novidades da Oficina de Clio!

Nous utilisons Sendinblue en tant que plateforme marketing. En soumettant ce formulaire, vous reconnaissez que les informations que vous allez fournir seront transmises à Sendinblue en sa qualité de processeur de données; et ce conformément à ses conditions générales d'utilisation.

quarta-feira, 29 de setembro de 2021

Ordem e caos

Algumas notas caoticamente ordenadas: 

-o caos faz parte da existência: não deve ser temido, mas aceito

-aquilo que parece caos muitas vezes é apenas uma ordem que não conseguimos compreender. Um cadáver em decomposição pode parecer desordem, mas a decomposição em si já é um tipo de ordem, inscrita na natureza desde tempos imemoriais.

-de si mesma, a ordem é neutra, apenas uma determinada disposição de coisas mutuamente relacionadas de determinada maneira. A ordem pode, muitas vezes, ser perversa e perversora. Escravidão, inquisição, nazismo, stalinismo não apenas eram ordenados, mas muito ordenados. A mera ordem não exclui a barbárie, e pode mesmo dar à barbárie um poder que o caos jamais lhe daria. Uma horda caótica costuma ser menos perigosa que um Estado genocida. O crime ORGANIZADO é, basicamente, um tipo de ordem.

-é fácil, demasiadamente fácil, perverter a ordem onde ela existe. Quanto mais rígida for essa ordem e mais dependentes dela forem seus integrantes, mais fácil se torna perverte-la. Quanto mais fortemente centralizada for a ordem, mais facilmente pervertida ela pode ser por aquele que venha a ocupar seu centro. Todo tirano almeja ser o centro de alguma ordem.

-é extraordinariamente fácil criar algum tipo de ordem social: basta certa truculência direcionada pela volúpia; tal gênero de ordem se baseia amplamente na heteronomia, secundada pela latente ameaça de coerção brutal; por outro lado, construir uma ordem fundamentada na autonomia de seus participantes exige laborioso cultivo de virtudes difíceis de compreender, adquirir e manter.

-toda ordem tirânica depende simbioticamente do caos, real ou fantasiado, para se manter; precisa ter ou inventar inimigos externos e internos que personifiquem o caos, tornando assim defensável e tolerável a própria ordem tirânica

-a ordem pode ser uma ilusão perigosa. Quanto mais complexas e, portanto, ordenadas, as coisas parecem, maior é sua fragilidade potencial. A estabilidade de um sistema qualquer costuma ser inversamente proporcional a sua aparência de solidez.



Nenhum comentário: