PARA EXECUTAR ESSE PROJETO VOCÊ NECESSITARÁ APENAS DE VÁRIOS BANCOS, AGÊNCIAS DE PUBLICIDADE, VEÍCULOS MIDIÁTICOS VARIADOS, COMERCIANTES VAREJISTAS, EMPRESAS DE TRANSPORTE URBANO, PREFEITOS, GOVERNADORES, PRESIDENTES, LEGISLADORES, PARTIDOS POLÍTICOS, MINISTROS E SECRETÁRIOS DE EDUCAÇÃO VARIADOS. QUANTO MAIS, MELHOR.
1 - Pague aos pais do subcidadão menos que o mínimo necessário para subsistir dignamente.
1a - Faça com que os pais trabalhem até a beira da exaustão.
1b - Prenda os pais em engarrafamentos intermináveis.
2 - Ofereça incentivos culturais variados para que os pais não se preocupem com a educação de seus filhos. Estimule-os direta ou indiretamente a pensar as escolas públicas como grandes viveiros onde eles deixam seus filhos para poder trabalhar.
3 - Garanta que os pais saibam tacitamente qual é seu lugar na sociedade e tenham baixas expectativas e poucas perspectivas sobre o futuro do projetado subcidadão. Deixe essas fronteiras muito bem demarcadas. ESSE É UM DOS PASSOS MAIS IMPORTANTES.
4 - Dê aos pais um cartão de crédito (ou vários) com limites totalmente desproporcionais à renda familiar. Eles ficarão facilmente enredados em dívidas.
4a - Ofereça aos pais cheque especial e/ou empréstimos pessoais a juros extorsivos, também desproporcionais à renda familiar. Eles ficarão ainda mais enredados em dívidas.
5 - Ofereça ao subcidadão publicidade comercial abundante desde a mais tenra idade.
5a - Estimule direta ou indiretamente os pais a comprar o afeto do subcidadão com produtos de consumo. Melhor ainda, incentive os pais a realizar suas próprias fantasias infantis de consumo por procuração, através do subcidadão. Induza os pais do subcidadão a sentirem peso na consciência por privá-lo de seus menores caprichos.
6 - Ofereça ao subcidadão apenas produtos culturais de baixíssima qualidade, desde desenhos animados a filmes, passando pela música e pelos jogos eletrônicos. ESSE PASSO TAMBÉM É MUITO IMPORTANTE.
6a - A cada geração tente articular um vocabulário cada vez mais empobrecido através da indústria cultural em todos os seus setores.
6b - Empregue linguagens audiovisuais barulhentas, sincopadas, explosivas, repetitivas e freneticamente editadas, para que ele desenvolva baixa tolerância ao silêncio, limitado tempo de concentração, superficial capacidade de reflexão e raciocínio pouco coerente e coeso.
6c - Encareça os livros.
7 - Crie um ambiente de erotização precoce para o subcidadão. Insira insinuações sexuais completamente gratuitas e descontextualizadas em todos os meios de comunicação. A música pode ser um meio particularmente efetivo, uma vez que a memória auditiva é extremamente persistente. Conceda amplo espaço midiático a figuras "artísticas" cujo principal (talvez único) atrativo seja a exposição erotizante ostensiva e insistente. Os impulsos reprodutivos são uma das forças biológicas mais atuantes sobre o ser humano, mas estímulos hormonais sozinhos não são suficientemente fortes para causar o mais profundo desinteresse pelos estudos. Garanta que chegando à adolescência o subcidadão não consiga pensar em nada além de copular. Quanto menos ele conseguir pensar em outras coisas, melhor.
7a - Estimule o subcidadão do sexo masculino a objetificar a figura feminina; transforme-a em produto de consumo.
7b - Estimule a subcidadã do sexo feminino a aceitar passivamente esse tipo de objetificação como algo extremamente natural. Faça com que ela busque a atenção erótica masculina como razão de sua própria existência.
7c - Deixe difuso no ar um vago moralismo sobre a prática sexual, para que toda a estimulação gere certa dose de conflito e inquietação que contribuirão para transformar o impulso em compulsão e a compulsão em obsessão. Entendida como prazer impuro, a sexualidade habilmente reprimida reforçará sua presença em todos os setores da vida social e cultural, tornando-se quase onipresente; muitas pessoas mal conseguirão falar (e consequentemente pensar) sobre outros temas. Quanto mais seus subcidadãos estiverem confusos e atormentados sobre sua própria sexualidade, mais fácil será dominá-los.
7d - Estimule os adolescente a pensar ininterruptamente em sexo, mas evite a todo custo que eles reflitam de modo autônomo e consciente sobre sua própria sexualidade, o que tornará o passo 7c ainda mais poderoso. Os impulsos reprodutivos são poderosos demais para serem deixados sob controle dos indivíduos, se você quiser exercer domínio pleno sobre eles e manter suas mentes distraídas de todo o resto. Venda a repressão como se fosse liberdade.
7e - Se possível, promova a conversão do idioma da sexualidade e da impureza sexual em idioma preferencial da política. Isso pode ser particularmente útil para qualificar ou desqualificar mulheres na vida política, conforme for oportuno ou necessário.
8 - Garanta um ambiente cultural onde o subcidadão adolescente tenha o mínimo de responsabilidades e cultive uma displicência genuinamente infantil. Ele deve ter diversão sem limites durante a adolescência, pois trabalhará como um condenado na idade adulta.
9 - Garanta que os pais do subcidadão não tenham qualquer condição de pagar mensalidades em uma escola particular.
9a - Se o passo 9 não for possível, garanta que as escolas particulares mais baratas tenham baixíssima qualidade. Reduza ao máximo a fiscalização pública sobre as instituições particulares de ensino; seja omisso quanto ao emprego de estudantes de graduação como docentes - cedo ou tarde eles terão diplomas, afinal de contas...
9b -Permita (veladamente) que as instituições particulares de ensino desrespeitem frequentemente a legislação trabalhista.
9c - De preferência, evite que o subcidadão consiga cursar o ensino fundamental completo em instituição privada de ensino.
10 - Indique ministros e/ou secretários de Educação que nunca lecionaram ou estão há muitos anos afastados de sala de aula em cargos burocráticos.
11 - Imponha metas de aprovação desavergonhadas nas escolas públicas.
11a - Estabeleça índices de qualidade da educação pública que privilegiem direta ou indiretamente os índices de aprovação estudantil.
11b - Estabeleça estímulos financeiros aos professores das escolas públicas segundo sua adesão às metas de aprovação supramencionadas.
11c - Estipule represálias mais-ou-menos-veladas para os diretores cujas escolas não conseguirem atingir as metas impostas.
12 - Retire toda autonomia das comunidades escolares e transfira todo o poder de decisão aos órgãos centrais da educação municipal, estadual ou federal.
13 - Ofereça benefícios sociais vinculados EXCLUSIVAMENTE à presença do subcidadão na escola. Você não quer que ele aprenda nada, apenas diminuir os índices de evasão escolar, ao mesmo tempo beneficiando indiretamente o comércio varejista e aquecendo a economia.
14 - Mantenha a remuneração dos profissionais do magistério tão baixa quanto possível.
14a - Crie todo tipo de empecilho para que os professores busquem formação adicional. Um plano de cargos e salários pouco convidativo deve ser o suficiente, mas garanta também que seja quase impossível obter uma licença com ou sem vencimentos, integral ou parcial, para aperfeiçoamento do pessoal docente. Crie normas que impeçam profissionais com vínculo empregatício de receber bolsas de pesquisa em agências de fomento. Você não quer mestres ou doutores lecionando em escolas públicas ou em escolas particulares baratas.
14b - Culpabilize sutilmente o professor por todos os fracassos da educação pública, através de todas as mídias onde isso for possível.
15 - Reduza o pessoal administrativo e de apoio pedagógico das escolas públicas ao mínimo possível.
15a - Mantenha remuneração do pessoal administrativo e de apoio pedagógico tão baixa quanto possível. Você não deseja inspetores escolares motivados.
16 - Exija que todos os estabelecimentos escolares sejam obrigados a oferecer um quantitativo de vagas muito superior à real capacidade de seus respectivos espaços físicos.
17 - Exija que todas as turmas tenham um quantitativo de alunos muito superior ao que tornaria viável um ensino de qualidade.
17a - É particularmente importante que as classes de alfabetização sejam superlotadas, visto que um estudante bem alfabetizado terá maiores dificuldades em se tornar um subcidadão.
18 - Implemente regimentos escolares lenientes mesmo com as faltas disciplinares mais graves. Faça com que nem agressões físicas a colegas e profissionais sejam suficientes para que um aluno seja imediatamente encaminhado a outra unidade escolar.
19 - Estimule seus burocratas da educação a distorcer gravemente propostas pedagógicas sérias. Por exemplo, empregando o pensamento de Paulo Freire de modo suficientemente deturpado você poderá sustentar com boa consciência que não existem subcidadãos analfabetos ou semianalfabetos, apenas "pessoas com uma relação diferenciada com o mundo da língua escrita".
20 - Não torne obrigatório o ensino médio.
20a - Reduza a oferta de vagas no ensino médio.
21 - Reduza a oferta de ensino médio noturno e de educação de jovens e adultos; dificulte quanto possível o acesso à educação para o subcidadão que já ingressou no mercado de trabalho.
22 - Feche quantas escolas for possível.
23 - Dificulte ao subcidadão o acesso ao ensino superior público. Se as pressões sociais forem suficientemente fortes, empregue medidas paliativas variadas, mas evite veementemente a melhoria do ensino básico.
24 - Permita que as instituições privadas de ensino superior tenham qualidade muito inferior às universidades públicas; a maioria delas aproveitará todas as brechas para reduzir seus custos operacionais às custas da qualidade do ensino. Também aqui a chave é fiscalização insuficiente.
24a - Permita que as instituições privadas de ensino superior sejam extremamente flexíveis em seus processos de seleção estudantil. O subcidadão não precisa ser plenamente alfabetizado para frequentar um curso de graduação.
24b - Permita que essas mesmas instituições implementem processos de avaliação pouco rigorosos. O subcidadão semianalfabeto tem pleno direito de gastar suas economias e se endividar adquirindo um diploma pouco condizente com sua efetiva formação, mesmo que isso restrinja seu posterior acesso ao mercado de trabalho especializado.
25 - Crie diversos métodos de financiamento público para oferta de vagas em instituições privadas de ensino superior; quanto menos criteriosos, melhor. Qualquer tipo de parceria entre poder público e iniciativa privada é bem vinda, especialmente quando o dinheiro público gere benefícios privados.
26 - Facilite a criação de turmas superlotadas em instituições privadas de ensino superior. Uma turma com 160 alunos não é empecilho para uma educação de qualidade, e os professores obviamente poderão se dedicar profundamente à correção de todas as provas e trabalhos acadêmicos, acompanhando devidamente a formação de inúmeros estudantes que não chegaram plenamente alfabetizados à graduação.
27 - Em algum momento do processo seu subcidadão chegará ao mercado de trabalho. Repita com ele os passos 1, 1A e 1B do mesmo modo que fez com seus pais.
27a - Melhor ainda, garanta que ele permaneça muito tempo desempregado.
28 - Deixe a especulação imobiliária completamente descontrolada e galopante, para que o subcidadão tenha dificuldades em adquirir casa própria.
28a - Caso se mostre politicamente conveniente ou oportuno, implemente um programa habitacional voltado à construção de imóveis populares; garanta que esse programa seja especialmente benéfico para as empreiteiras de grande e médio porte.
28b - Seu subcidadão já foi programado para acreditar que a posse de um carro novo ou usado é o supremo bem. A primeira aquisição de veículo, as trocas subsequentes e os gastos de manutenção tornarão a aquisição de um imóvel cada vez mais distante de seu horizonte de realização. Você só terá o trabalho de reforçar essa crença ao longo de toda sua vida adulta.
29 - Caso tudo dê certo até aqui, seu subcidadão viverá pagando um aluguel exorbitante que drenará sua renda familiar ou viverá em setores urbanos periféricos.
30 - Garanta que seu subcidadão tenha acesso a um sistema público de saúde extremamente precário e pouco confiável. Quanto mais imprevisível, melhor.
31 - Estimule o subcidadão a pagar por plano privado de saúde.
31a -Seja leniente quanto à fiscalização dos planos privados de saúde. Quanto mais precária for a cobertura, melhor. A maioria dos subcidadãos tem dificuldades de acesso à Justiça e graças à morosidade dos processos os planos poderão operar durante muitos anos com poucos embaraços judiciais.
32 - Mantenha uma presença extremamente precária do poder público em áreas urbanas periféricas ou em zonas rurais, locais típicos de habitação do subcidadão.
33 - A maioria dos subcidadãos levará uma vida honesta, por convicção moral ou por medo. Todavia, uma parcela relativamente pequena deles optará por aderir à criminalidade, após um cálculo intuitivo de oportunidades, riscos e benefícios. Faça parecer que essa parcela é bem maior que suas reais dimensões.
33a - O subcidadão que ingressar na criminalidade eventualmente passará pelas malhas da Justiça penal e do sistema carcerário. Garanta que o cárcere lhe ofereça poucas chances de reabilitação social.
33b - Quando o subcidadão egresso do cárcere retornar ao convívio social crie inúmeros obstáculos à sua reintegração na sociedade e no mercado de trabalho, de modo que ele retorne à criminalidade tão cedo quanto possível.
33c - Através da mídia, estimule o conjunto da população a ignorar ou esquecer a execução dos passos 1 a 32, de modo que toda a criminalidade seja atribuída à falta de caráter de alguns subcidadãos, eximindo todos os demais setores da sociedade de qualquer dose de responsabilidade. Capriche no sensacionalismo.
33d - Caso necessário, use a violência urbana provocada por subcidadãos para promover a carreira de políticos e/ou partidos com tendências autoritárias.
34 - Hoje em dia a maioria dos subcidadãos possui título de eleitor. Garanta que a maioria deles seja absolutamente desinteressada de todos os processos políticos e até se orgulhe de não entender nada de política.
34a - Quanto menor for a consciência social e política do seu subcidadão, melhor. Convença-o de que política é sinônimo de dinâmica partidária e de que a democracia se exerce apenas através do voto.
34b - Convença o subcidadão de que qualquer mudança social é impossível, para que ele se mantenha em constante estado de apatia. Ele já está tão acostumado a apanhar da vida que raramente ergue a cabeça para reivindicar alguma coisa.
34c - Estimule todo tipo de divisão ideológica entre os poucos cidadãos e subcidadãos que se interessarem por política. Isso é igualmente útil para políticos de esquerda e de direita, que na mesma gamela se nutrem habilmente de querelas ideológicas estéreis.
34e - O subcidadão em geral prefere políticos carismáticos com propostas paternalistas. Aproveite!
34f - Caso necessário, atire algumas migalhas ao subcidadão para atenuar as tensões sociais mais acentuadas e/ou perigosas.
35 - Convença o cidadão de classe média, especialmente de classe média baixa, de que o subcidadão é o maior obstáculo ao bem comum. Designá-lo como "vagabundo", "ignorante", "marginal" e outras poéticas figuras de linguagem pode ajudar bastante. Quanto menos solidariedade houver entre esses estratos sociais, mais sólido será o resultado de seu projeto.
35a - O cidadão médio de classe média gosta de acreditar em meritocracia e será facilmente convencido da irrelevância social dos passos 1 a 34. Para o cidadão médio de classe média tudo é sempre questão de "caráter".
35b - Pressionado por inúmeros fatores sociais como desemprego ou inflação o cidadão médio de classe média sabe, ao menos em seu subconsciente, que não está muito longe da subcidadania e tem um medo inconfessável de despencar para a condição de subcidadão. Em geral o cidadão de classe média já visitou a Europa, mas tem dificuldades em pagar a fatura do cartão de crédito, o aluguel ou o financiamento da casa própria. Use isso a seu favor.
Considerações finais - Alguns poucos subcidadãos conseguem ascender socialmente, então não se preocupe demasiadamente com esse problema. Cedo ou tarde os subcidadãos morrem, e isso pode ser um problema a longo prazo, mas em algum momento desse processo seu subcidadão atingirá a puberdade e gerará futuros subcidadãos. Também não é muito difícil transformar cidadãos de classe média baixa em subcidadãos. Recomece o ciclo quantas vezes for necessário e terá um suprimento de subcidadãos garantido por muitas gerações para servir a você e a seus filhos, netos e bisnetos.
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