Extraído de O sentido da vida (1889), de Édouard Rod
Para
que agir? Para que empreender o que quer que seja? E como amar os homens, nesta
época conturbada na qual o amanhã não é senão uma ameaça? Tudo isso que
começamos, nossas ideias que amadurecem, nossas obras vislumbradas, aquele
pouco de bem que teríamos podido fazer, não será carregado pela tempestade que
se prepara? Por toda parte o terreno treme sob nossos pés, e nosso horizonte
vai se cobrindo de nuvens que não nos serão benéficas. [...] A cada dia
pensam-se as probabilidades de guerra do amanhã, e elas, dia-a-dia, tornam-se
mais cruéis.
O
pensamento retrocede diante de uma catástrofe que aparece no pináculo do século
como o término do progresso de nossa era e, contudo, é preciso habituar-se: há
vinte anos todas as forças do saber exaurem-se para inventar instrumentos de
destruição e dentro em pouco bastarão alguns tipos de canhão para abater um
exército; colocam-se em armas, não mais, como antes, milhares de pobres-diabos
cujo sangue era pago, mas povos inteiros que estão a ponto de se estrangularem
mutuamente; rouba-se deles o tempo (obrigando-os a servir), para roubar-lhes
mais seguramente a vida; a fim de prepará-los para o massacre, atiça-se seu
ódio, persuadindo-os de que são odiados; e homens dóceis deixam-se lograr, e
logo se verão atirando-se uns sobre os outros, com ferocidade de bestas, turbas
furibundas de pacíficos cidadãos a quem uma ordem inábil colocará nas mãos o
fuzil, sabe Deus por que ridículo incidente de fronteira ou por que mercantis
interesses coloniais! Marcharão, como ovelhas ao matadouro, mas, sabendo aonde
vão, sabendo que deixam suas mulheres, sabendo que seus filhos sofrerão fome,
ansiosos e ébrios pelas sonoras e mentirosas palavras trombeteadas em seus
ouvidos. Marcharão sem se rebelar, passivos e resignados, enquanto são a massa
e a força, e poderiam, se soubessem entender, estabelecer o bom-senso e a
fraternidade, em vez das selvagens práticas da diplomacia. Marcharão, tão
enganados, tão iludidos, que acreditarão ser o massacre um dever e pedirão a
Deus para abençoar seus apetites sanguinários. Marcharão, pisoteando as
colheitas que semearam, incendiando as cidades que construíram, com cantos de
entusiasmo, com gritos de alegria, com músicas de festa. E seus filhos erigirão
estátuas àqueles que melhor tiverem massacrado!
A
sorte de toda uma geração depende da hora em que algum fúnebre homem político
der o sinal, que será seguido. Sabemos que os melhores de nós serão forçados e
que nossa obra será destruída. Sabemos e trememos de cólera, e nada podemos
fazer. Ficamos presos na rede dos gabinetes e das papeladas, cuja destruição
provocaria uma agitação por demais violenta. Pertencemos às leis que fizemos
para nos proteger e que nos oprimem. Nada somos além de objetos dessa
contraditória abstração, o Estado, que torna cada indivíduo escravo em nome da
vontade de todos, que, tomados isoladamente, desejariam exatamente o oposto do
que serão obrigados a fazer.
Se
a geração que deverá ser sacrificada fosse ao menos apenas uma! Mas existem
outros interesses em jogo.
Os
oradores assalariados, os ambiciosos aproveitadores das más inclinações das
multidões e os pobres de espírito, a quem a sonoridade das palavras engana, têm
a tal ponto exacerbado os ódios nacionais que a guerra de amanhã colocará em
perigo a existência de toda uma etnia: um dos elementos que constituíram o
mundo moderno está ameaçado, aquele que será vencido deverá moralmente
desaparecer e, qualquer que seja este, se verá uma força aniquilada [...] Se
verá uma Europa nova se formando, sobre tais bases, tão injustas, tão brutais,
tão sanguinolentas, embrutecida por tão monstruosa mancha, que não pode ser
ainda pior do que a de hoje, mais iníqua, mais bárbara e mais violenta.
Assim,
cada qual sente pesar sobre si um imenso desencorajamento. Agitamo-nos num beco
sem saída, com fuzis apontados para nós de todos os telhados. Nosso trabalho
parece o dos marinheiros que executam a última manobra quando o navio começa a
afundar. Nossos prazeres assemelham-se aos do condenado a quem se oferece uma
iguaria de seu agrado, quinze minutos antes do suplício. A angústia paralisa
nosso pensamento, e o maior esforço que ele é capaz de calcular – soletrando os
vagos discursos dos ministros, alterando o sentido das palavras dos soberanos,
mudando as palavras atribuídas aos diplomatas e que os jornais divulgam
desordenadamente: se será amanhã ou depois de amanhã, neste ano ou no próximo,
que nos degolarão. De modo que em vão se buscaria na História uma época mais
incerta e mais repleta de angústias...
2 comentários:
Boa tarde Luiz.
Grande blog e excelente trabalho companheiro. Parabéns.
Caro Douglas, obrigado pelo feedback. Seja sempre bem-vindo!
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