Newsletter

Sua assinatura não pôde ser validada.
Você fez sua assinatura com sucesso.

Oficina de Clio - Newsletter

Inscreva-se na newsletter para receber em seu e-mail as novidades da Oficina de Clio!

Nous utilisons Sendinblue en tant que plateforme marketing. En soumettant ce formulaire, vous reconnaissez que les informations que vous allez fournir seront transmises à Sendinblue en sa qualité de processeur de données; et ce conformément à ses conditions générales d'utilisation.

sábado, 8 de setembro de 2018

Nosso povo não é culpado por tudo

Embora eu discorde em vários pontos, segue uma interessante reflexão do filósofo Thales de Oliveira.

Não suporto mais esses discursos autocríticos bonzinhos que suavizam a culpa dos políticos diluindo completamente a mácula de seus crimes em toda a população brasileira. "Somos todos culpados!", bradam esses politicamente bonzinhos, com palavras tão verdadeiras quanto vãs, rasas e úteis para aqueles canalhas que oprimem a nossa gente. 

O nosso povo pode ser culpado de muita coisa, mas não é culpado de tudo. É filisteu, mas não é silvícola. É bárbaro, mas não é vândalo. Muitas vezes fanático, mas jamais terrorista. O nosso povo é inculto, inconstante e muitas vezes grosseiro, mas quer evoluir, tem amor pelo saber e pelo cultivo das coisas boas do espírito. Somos responsáveis por muita coisa de ruim que ocorre por aqui. Mas não por tudo. 

A nossa classe política não representa o nosso povo, pois nosso sistema político, partidário e eleitoral é uma farsa secular, uma eterna política café com leite. A nossa classe política é, para o nosso país, o que um exército estrangeiro é para uma nação invadida. Não os merecemos. Eles são os selvagens, vândalos e terroristas. São usurpadores do nosso direito de governar o nosso próprio país. Nós somos uma espécie de França do Antigo Regime, mas sem forças para derrubar a Bastilha e fazer uma Revolução.


Nenhum comentário: