Newsletter

Sua assinatura não pôde ser validada.
Você fez sua assinatura com sucesso.

Oficina de Clio - Newsletter

Inscreva-se na newsletter para receber em seu e-mail as novidades da Oficina de Clio!

Nous utilisons Sendinblue en tant que plateforme marketing. En soumettant ce formulaire, vous reconnaissez que les informations que vous allez fournir seront transmises à Sendinblue en sa qualité de processeur de données; et ce conformément à ses conditions générales d'utilisation.

segunda-feira, 3 de setembro de 2018

O que queima?

Como pesquisador do Museu Nacional desde 2015, o incêndio de hoje me afeta de uma maneira muito pessoal. Ainda na última quarta-feira estive lá dando aula; na próxima quarta, não tenho ideia do que será.

É um momento de muita tristeza, uma perda catastrófica de patrimônio cultural, científico e histórico. Mas não é o momento para apontar dedos. O descaso para com o Museu Nacional já vem de muito tempo, é problema de décadas. Não adianta dizer que a culpa é do Temer, da Dilma, do Lula, do FHC, do Itamar, do Collor, do Sarney. Alguns certamente são mais culpados que outros, mas o buraco é muito, muito, muito mais embaixo.

O buraco é que vivemos num país que despreza sistematicamente a educação formal, a cultura erudita, que idolatra imbecis e ignora quem tem algo sério a dizer. O buraco somos nós mesmos, enquanto coletividade.

O trágico e muito simbólico incêndio do Museu Nacional passa pela política e pela administração pública, mas é, antes de tudo, uma tragédia cultural, a catástrofe de uma sociedade que não valoriza o cultivo de sua própria humanidade.

O Museu Nacional arde em chamas porque o povo brasileiro simplesmente nunca fez por merecê-lo.

Descanse em paz, Museu Nacional...

Nenhum comentário: