"Antes dos trabalhos de Newton, os pintores ignoravam certas propriedades da luz, o que não os impedira de desenvolver um
savoir-faire espantoso. [...] os dados obtidos [pela arqueologia molecular] sublinham a que ponto o artista [Nicolas Poussin] realizou cada uma de suas obras segundo uma unidade de conjunto com uma precisão notável que o conduziu a se tornar teórico da cor e das práticas pictóricas. [...] O procedimento de Nicolas Poussin certamente não foi muito distante daquele que conduziu Isaac Newton a arranjar um prisma e decompor a luz branca: um procedimento que associa observação e experiência, seguidos de raciocínio".
Philippe Walter
![](https://blogger.googleusercontent.com/img/b/R29vZ2xl/AVvXsEhLUGUXCRIA2uw-UPA7pzWXVerkMiAEJUzbW59MGTiKESexh7Tcm4F8EC9Maptdhw9jLlLVi0zlQ_tAX7gJWhL_8dPkZlUj-iu_CShegTuCZ5CIznxFHxR-1IZt5GiB-sjY01HDUcp_4Aw/s400/orage+poussin.jpg) |
A tempestade (c. 1651), Nicolas Poussin, óleo sobre tela |
Nenhum comentário:
Postar um comentário