Newsletter

Sua assinatura não pôde ser validada.
Você fez sua assinatura com sucesso.

Oficina de Clio - Newsletter

Inscreva-se na newsletter para receber em seu e-mail as novidades da Oficina de Clio!

Nous utilisons Sendinblue en tant que plateforme marketing. En soumettant ce formulaire, vous reconnaissez que les informations que vous allez fournir seront transmises à Sendinblue en sa qualité de processeur de données; et ce conformément à ses conditions générales d'utilisation.

sábado, 14 de maio de 2011

Lugares - Confeitaria Cavé

A ideia dessa nova "rubrica" é convidar os queridos leitores a visitar lugares que remetam ao passado, fugindo, contudo, dos itinerários mais convencionais, como museus ou monumentos. Afinal, a História está em todos os lugares, basta enxergar com olhos curiosos.

Para começar, que tal uma deliciosa "pesquisa de campo" na Confeitaria Cavé, no Centro do Rio? Situada na Rua Sete de Setembro, 137, a casa foi fundada em 1860 pelo francês Charles Auguste Cavé, sendo a confeitaria mais antiga da cidade ainda em funcionamento. Diz-se que era frequentada por grandes personalidades do Brasil da época, embora não ficasse na Rua do Ouvidor, mais badalada.

É interessante visitar o salão de chá, e imaginar o que permanece de original e o que mudou ao longo do tempo. Uma peculiaridade importante é a presença do logis, pequena sala envidraçada, separada do resto do salão, comum nos restaurantes europeus da época. Ali os clientes podiam se sentar com maior privacidade, talvez a cortinas fechadas. A crer nas narrativas de Eça de Queirós, também eram usados para encontros mais "íntimos". Atualmente só é utilizado com reserva prévia e cardápio pré-determinado.

Também é imprescindível prestar atenção ao menu, observando o que ficou e o que mudou. E não esqueça de pedir os deliciosos bem-casados!

Nenhum comentário: