Newsletter

Sua assinatura não pôde ser validada.
Você fez sua assinatura com sucesso.

Oficina de Clio - Newsletter

Inscreva-se na newsletter para receber em seu e-mail as novidades da Oficina de Clio!

Nous utilisons Sendinblue en tant que plateforme marketing. En soumettant ce formulaire, vous reconnaissez que les informations que vous allez fournir seront transmises à Sendinblue en sa qualité de processeur de données; et ce conformément à ses conditions générales d'utilisation.

sexta-feira, 6 de maio de 2011

Em cartaz... "Thor", de Kenneth Branagh

Recomendo a todos o filme Thor, atualmente em cartaz. Entre os motivos, a excelente direção de Kennet Branagh, célebre pela fantástica série de adaptações cinematográficas de Shakespeare nos anos 90; ressalto nesse sentido as atuações ricamente teatrais, raras num filme de super-heróis e que caíram como luva no universo mítico de Thor, especialmente a brilhante atuação de Tom Hiddleston, no papel de Loki. Além disso, achei a estética do filme bastante apurada, tanto visualmente quanto pela trilha sonora.

Mas e a História? Como se sabe, o personagem Thor, da Marvel Comics, tem seu universo profundamente inspirado na mitologia germano-escandinava. O grande trunfo do filme, contudo, foi se aproximar mais do universo mítico original que de sua versão quadrinística, reforçando o tom épico da narrativa. Nesse sentido, torna-se muito interessante o modo como o filme se apropria de uma mitologia milenar, reconstruindo-a a partir dos quadrinhos, que de certo modo funcionam aqui mais como um prisma que como base para a narrativa. Resumindo, o filme se destaca bastante entre a (não tão) recente onda de filmes de super-heróis, comprovando que apesar de muita porcaria, a temática pode render bons frutos na mão de diretores competentes, como já demonstrou Chris Nolan com as duas últimas aventuras de Batman.

3 comentários:

Ana disse...

Quais filmes de shakespeare nos anos 90 ele fez???

Luiz Fabiano de Freitas Tavares disse...

Eu só vi alguns deles, mas segundo a Wikipedia, ele fez "Henrique V", "Muito barulho por nada", "Hamlet", "Love` labour`s lost" e "As you like it" (cujos títulos em português confesso desconhecer). Ele também representou Iago em Otelo, que não dirigiu (eu já vi o filme e jurava que também tinha dirigido!rs). Também não podemos esquecer sua cômica atuação como Gilderoy Lockhart em "Harry Potter e a Câmara Secreta".

Alexandre Lancaster disse...

Eu concordaria com você se isso dissesse respeito a parte passada em Asgard, mas quando o personagem chega a Terra, tudo é comprometido. Virou um teaser trailer para o filme dos Vingadores.