quarta-feira, 29 de junho de 2022
quarta-feira, 22 de junho de 2022
Boas maneiras
Há que se discernir as intenções nobres ocultas sob gestos grosseiros, assim como é necessário perceber a malícia mascarada sob maneiras polidas. Há gente de rústica amabilidade, e há gente de venenosa elegância. Nos primeiros casos, falta educação; nos segundos, falta coração. Não é difícil perceber qual carência é mais grave ou qual é mais fácil remediar - o nobre plebeu vale mais que o vil aristocrata. É com pesar que admito quantas vezes já me perdi e confundi entre uns e outros.
quarta-feira, 15 de junho de 2022
Dor e sensibilidade
O verdadeiro problema da teodiceia não é explicar a existência do mal no mundo (o que seria literalmente maniqueísta), mas explicar a existência da dor. Ora, um mundo sem dor seria igualmente um mundo insensível, um sombrio universo de almas anestesiadas. Somente aqueles que sofrem existem plenamente.
quarta-feira, 1 de junho de 2022
Nosso tempo
Apesar de tudo, talvez até contra tudo, precisamos abraçar, com todas nossas forças, nosso próprio tempo, com suas grandezas e misérias, lágrimas e gozos, pela simples razão de que, gostando ou não, ele é nosso e nós somos dele. É o único tempo que temos, sem qualquer outro.
Assinar:
Postagens (Atom)