Siga a Oficina no seu e-mail!

sábado, 5 de março de 2016

A vara, o peixe e a hipocrisia brasileira

OBSIMP: Esse texto estava escrito desde o início da semana, não precisa ser lido tendo em mente os acontecimentos de ontem. Mas pode, é claro.

Nos últimos anos, tenho ouvido inúmeras críticas às políticas sociais no Brasil, estribadas num ideal meritocrático, muitas vezes evocando o velho ditado de que é necessário dar a vara, e não o peixe:

"Se você dá um peixe a uma pessoa, ela tem comida para um dia; se você dá uma vara de pescar, ela tem comida para uma vida inteira".


O grande equívoco é achar que no mundo capitalista as coisas são dadas. O peixe é vendido; a vara também é vendida. A diferença é que a vara custa muito mais que o peixe. Pense nos exemplos concretos que você quiser - não é difícil.

Por outro lado, muito se enganam aqueles que defendem o modelo de política social implementado pelo governo PT-PMDB. Essas políticas sociais não deram vara nem peixe.

Em geral, estimulando uma superficial inclusão social pelo consumo, elas deram aos pobres dinheiro para que eles comprassem seus peixes, enriquecendo ainda mais os donos das varas e das pescarias...

Nenhum comentário: