Newsletter

Sua assinatura não pôde ser validada.
Você fez sua assinatura com sucesso.

Oficina de Clio - Newsletter

Inscreva-se na newsletter para receber em seu e-mail as novidades da Oficina de Clio!

Nous utilisons Sendinblue en tant que plateforme marketing. En soumettant ce formulaire, vous reconnaissez que les informations que vous allez fournir seront transmises à Sendinblue en sa qualité de processeur de données; et ce conformément à ses conditions générales d'utilisation.

quinta-feira, 30 de agosto de 2018

Aflição e consolação

Aflição
Sempre fico impressionado quando vejo gente orgulhosa da própria ignorância. A essa altura da vida já devia ter me acostumado, mas não consigo. Sófocles estava enganado: Édipo não arrancou os próprios olhos por ter cometido parricídio e incesto. Nada disso - o pobre rei de Tebas deve ter apenas lido comentários na Internet. Melhor ser cego que ler certas coisas... Tragam logo as armas nucleares, que a humanidade já viveu mais do que precisava.

Consolação
Na hora de minha tribulação, olhei para o céu e vi a luz das estrelas. As luzes que atravessam os céus e formam pontos luminosos em minha retina viajaram distâncias imensas para chegar até aqui. Muitas delas partiram de suas estrelas originárias muito antes do meu nascimento, do nascimento de minha mãe ou até daquele de minha bisavó. Há mais de um século, enquanto meus ancestrais vinham para o Novo Mundo, algumas delas já atravessavam o espaço. Cruzavam os céus enquanto Colombo cruzava o Atlântico. Partiram antes de Carlos Magno, foram contemporâneas de faraós. Impérios se ergueram e impérios caíram enquanto essas luzes viajavam, incessantemente. Cada instante em que elas brilham no fundo de meus olhos é resultado de séculos, milênios e milênios de milênios. As estrelas são nada, e eu sou menos que nada. Sou apenas um rude primata contemplando estrelas.


Nenhum comentário: