Newsletter

Sua assinatura não pôde ser validada.
Você fez sua assinatura com sucesso.

Oficina de Clio - Newsletter

Inscreva-se na newsletter para receber em seu e-mail as novidades da Oficina de Clio!

Nous utilisons Sendinblue en tant que plateforme marketing. En soumettant ce formulaire, vous reconnaissez que les informations que vous allez fournir seront transmises à Sendinblue en sa qualité de processeur de données; et ce conformément à ses conditions générales d'utilisation.

quarta-feira, 13 de setembro de 2017

Brasileiros vão à Europa ver museus; europeus vêm ao Brasil ver bundas...

Provocação (revista e atualizada) do historiador Fred Oliveira:

Brasileiros vão à Europa ver museus; europeus vêm ao Brasil ver bundas. A constatação pode levar a pensar que nós é que somos os civilizados, os cultos, ou, ao menos, os interessados em conhecer, aprender, fruir cultura, afinal vamos à Europa ter contato com algumas matrizes do que chamamos de conhecimento e arte.

Mas pensando sobre o que esperamos lá encontrar e desfrutar (e nem falo no montante de dinheiro deixado naqueles países), e na reprodução sazonal do mesmo impulso, não é bem assim. Eles, os "gringos", como os chamamos aqui, sabem o valor de seus museus, de sua arte, de sua ciência, de sua história e vem aqui apenas se divertir. E nós?

Bem, nós aqui lemos, com algumas décadas de atraso, o que eles pensaram, implementaram, refutaram e descartaram. Em bom português: mastigamos o mastigado. Ou seja, repetimos em nossa língua o eco que já emudeceu e nos sentimos inteligentes, originais e progressistas.

Eles, os gringos, também tem problemas nos seus países. O Brexit evidenciou isso. Mas é problema deles. E por isso também é que eles vêm ao Brasil ver bundas. E nós, que nunca resolvemos os nossos problemas, vamos à Europa ver museus, acervos, parques e monumentos.

Eles, os gringos, simplórios ou cultos, possivelmente intuem o legado de seus povos para o mundo. Sabem de si e reconhecem em outras paragens, por mais exóticas que pareçam, algo de seu. Aqui, na Terra dos Papagaios, inventamos reis e rainhas e revoluções que não mudam nada, e só admiramos de fato a paisagem, que está aí desde antes do primeiro de nós.

Nenhum comentário: