Newsletter

Sua assinatura não pôde ser validada.
Você fez sua assinatura com sucesso.

Oficina de Clio - Newsletter

Inscreva-se na newsletter para receber em seu e-mail as novidades da Oficina de Clio!

Nous utilisons Sendinblue en tant que plateforme marketing. En soumettant ce formulaire, vous reconnaissez que les informations que vous allez fournir seront transmises à Sendinblue en sa qualité de processeur de données; et ce conformément à ses conditions générales d'utilisation.

quinta-feira, 1 de setembro de 2016

Leituras recomendadas sobre o Brasil do Impeachment

Muito se tem escrito sobre o processo de Impeachment de Dilma Roussef, mas pouca coisa de real interesse. Destaco alguns textos que me pareceram interessantes, curiosos ou esclarecedores.


1) Moral é artigo em falta tanto em algozes quanto em apoiadores de Dilma - o jornalista Raphael Tsavkko Garcia traça comentários interessantes sobre o conflito, numa síntese que não poupa nenhum dos lados, para além das polarizações e maniqueísmos do momento.

2) A merda é o ouro dos espertos - a sempre excelente Eliane Brum contrapõe as imagens conflitantes do Brasil "Olímpico", entre a euforia de 2009 e as frustrações de 2016.

3) 12 argumentos pró e contra o impeachment - rica em links para aprofundamento, a didática reportagem da Agência Pública sintetiza os principais argumentos alinhavados de cada lado, ajudando a entender (um pouco) melhor o labirinto judicial desse processo.

4) Acabou o flá-flu - Renato Janine Ribeiro oferece algumas reflexões e perspectivas oportunas contextualizando o processo de Impeachment em relação aos últimos 20 anos de política brasileira, destacando as complexas interações entre PT, PSDB e PMDB durante o período.

5) Impeachment, golpe e democracia - lúcida análise proposta pelo historiador Daniel Aarão Reis.

6) O mergulho no mundo virtual do pós-PT - apesar da linguagem empolada e de certo esquematismo pós-modernoso, o artigo tece algumas considerações interessantes sobre o modelo de esquerda sustentado pelo PT no poder, e sua (in)viabilidade. Do mesmo autor, E agora, José? e A estratégia zumbi e o fim de um projeto também apresentam algum interesse.

7) Não alimente as cobras - a historiadora Rejane Hoeveler discute a crise atual à luz da trajetória do PT (em inglês).

Nenhum comentário: