Newsletter

Sua assinatura não pôde ser validada.
Você fez sua assinatura com sucesso.

Oficina de Clio - Newsletter

Inscreva-se na newsletter para receber em seu e-mail as novidades da Oficina de Clio!

Nous utilisons Sendinblue en tant que plateforme marketing. En soumettant ce formulaire, vous reconnaissez que les informations que vous allez fournir seront transmises à Sendinblue en sa qualité de processeur de données; et ce conformément à ses conditions générales d'utilisation.

quarta-feira, 19 de outubro de 2022

Carta a um amigo indeciso

Caro amigo,

Você diz ser difícil escolher entre Lula e Bolsonaro. Embora, como você, não tenha votado em nenhum dos dois no primeiro turno, a meu ver, a decisão é muito simples. 

É a escolha entre o candidato suspeito de corrupção cujo partido passou 14 anos no poder respeitando a Constituição (e fazendo um governo razoável) e um candidato suspeito de corrupção com aspirações escancaradamente ditatoriais que passou 4 anos tentando derrubar e enfraquecer as instituições democráticas de todas as maneiras imagináveis - e, além disso, teve um desempenho trágico enquanto governante. 

Não é uma escolha difícil para mim. É como escolher entre levar um tiro no pé ou um tiro na cabeça - desnecessário dizer o que seria preferível. 

Não sei se a República e a Constituição aguentam mais quatro anos de Bolsonaro - e caso a democracia sobreviva a outro mandato de Bolsonaro, sairá tremendamente debilitada. 

Saudoso da Ditadura, Bolsonaro representa o que há de pior em nossas Forças Armadas e na sociedade brasileira, como um todo. 

Bolsonaro é moralmente pior que a própria Ditadura Militar, pois defende a tortura e o extermínio com entusiasmo, enquanto a Ditadura torturava às escondidas, com vergonha, e demorou anos para admitir publicamente a existência da tortura - sem nenhum orgulho, quase pedindo desculpas à sociedade brasileira. 

Figuras como Ustra eram um constrangimento para o Regime Militar; Bolsonaro homenageou o torturador em pleno Congresso Nacional - não consigo imaginar afronta maior à democracia.

Considero Lula um  político manipulador, de caráter dúbio. Mas Bolsonaro é algo muito pior: é um político PERVERSO, que mal esconde sua índole sádica.

Como cristão, não posso votar em um vendilhão do templo que se apropriou da fé para manipular os sentimentos de milhões de cristãos do Brasil. 

Que tipo de cristão sincero interrompe uma oração para puxar um coro de "Imbrochável", diante de uma multidão onde  havia crianças ouvindo essa obscenidade?

Trazendo a coisa para o plano pessoal, meu amigo, acho você e sua esposa pessoas maravilhosas e cristãos exemplares, que tentam viver a mensagem do Evangelho com toda sinceridade. Jamais deixarei que a política interfira em nossa amizade. Mas, com toda honestidade, me entristece muito vê-los caindo na armadilha desse fariseu chamado Jair Messias Bolsonaro. 

Vocês são pessoas infinitamente melhores que Bolsonaro. Uma pessoa perversa e hipócrita como ele está longe de representar vocês da mínima maneira que seja.

Caso votem em Bolsonaro respeito a escolha de vocês, mas você não tem ideia do quanto ela realmente me entristece. Vocês já fizeram isso em 2018 e conhecemos bem o resultado. 

Se vocês detestam Lula a ponto de ser impossível votar nele, talvez fosse melhor anular o voto que entregá-lo mais uma vez Bolsonaro. Não se deixem cegar pelo antipetismo. Não se trata de votar no menos pior - é questão de votar no desagradável ou no perigoso. Bolsonaro representa um risco imenso para todos nós. 

Por favor, pensem nisso com carinho.

Não podemos deixar a presidência do Brasil nas mãos desse homem perverso e desequilibrado por mais quatro anos. 

Grande abraço,

Luiz Fabiano

[Adaptado de comunicação pessoal]




5 comentários:

Deise disse...

Comunicação leve e respeitosa. Gostei bastante de sua mensagem. Para os indecisos, uma excelente reflexão.

Simone Picado disse...

Adorei, Luiz. Tão sensato e cuidadoso. Vou compartilhar, ok?

Luiz Fabiano de Freitas Tavares disse...

Que saudade, Simone!!! Como você está?

Unknown disse...

Estamos bem! Saudades mesmo... como vc está? Agora temos um Joãozão e um Miguelzinho... um molequinho q v precisa conhecer...

Luiz Fabiano de Freitas Tavares disse...

Por aqui estamos bem. Esperando uma certa Maria Heloísa...