Newsletter

Sua assinatura não pôde ser validada.
Você fez sua assinatura com sucesso.

Oficina de Clio - Newsletter

Inscreva-se na newsletter para receber em seu e-mail as novidades da Oficina de Clio!

Nous utilisons Sendinblue en tant que plateforme marketing. En soumettant ce formulaire, vous reconnaissez que les informations que vous allez fournir seront transmises à Sendinblue en sa qualité de processeur de données; et ce conformément à ses conditions générales d'utilisation.

sexta-feira, 20 de março de 2020

Eu, COVID-19

Olá, primatas!

Eu não tenho nome, mas fiquei sabendo que vocês me batizaram "COVID-19". Devo confessar que me sinto um pouco desapontado. Vocês já foram mais criativos - sinto uma ponta de inveja da "Peste Negra".

Eu sou muitos, e estou em muitos lugares. Agradeço a gentileza de vocês em hospedarem tão generosamente minha prole. É uma pena que muitos de vocês acabem morrendo por isso, mas não é minha intenção. Não faço por mal. Preciso apenas sobreviver nesse mundo hostil e vocês me oferecem o abrigo que necessito - embora o sistema imunológico de vocês dificulte um bocado a minha vida.

Não tenho nada contra primatas. Honestamente, admiro vocês, seres pluricelulares, vertebrados, homeotérmicos, girencéfalos, bípedes, com polegares opositores... Sua espécie é realmente impressionante - cada um de vocês é como um mundo inteiro para mim. Mas o mundo não é o bastante.

Sou apenas um agregado estranho de moléculas, invejo até as bactérias e os protozoários. Ao menos não sou um príon.

Eu ficaria satisfeito com qualquer hospedeiro. Um morceguinho já me satisfaz, não sou ambicioso. Me sinto realmente constrangido de prejudicar uma espécie tão engenhosa como vocês, mas algumas coisas estão fora de meu controle - eu simplesmente preciso viver de algum jeito e um vírus não tem muitas opções.  Acreditem, sou muito frágil - não resisto sequer a água e sabão. Pensando bem, meu atual sucesso me surpreende - jamais pensei que conquistaria o mundo inteiro dessa maneira, estou indo muito além de minhas expectativas.

Se vocês forem suficientemente espertos, estarão livres de mim em alguns meses. É uma pena que não haja alternativas de convivência pacífica entre nós. Viajo muito, mas sou péssimo diplomata.

Antes de me despedir, tomo a liberdade de deixar um conselho. Lembrem mais vezes que vocês não são a única espécie desse planeta maravilhoso que compartilhamos. Somos muitos. Vírus, bactérias, protozoários, plantas, fungos, artrópodes, moluscos, vertebrados...

De todos nós, vocês se tornaram a espécie dominante - mas não se esqueçam dos dinossauros. Eles também eram charmosos e fascinantes, à sua maneira abrutalhada, e não estão mais por aqui. Tudo é tão efêmero... Cuidem melhor de nosso planeta; conheço o potencial de vocês e acredito que vocês podem fazer um pouquinho mais de esforço.

Espero que minha breve estadia entre vocês os ajude a refletir mais sobre suas prioridades e valores. Honestamente, não entendo como uma espécie tão talentosa vive tão obcecada por esse tal "dinheiro" que vocês mesmos inventaram e idolatram como se fosse um Deus. Considero um tremendo desperdício de potencial.

Já andei pelo corpo de violonistas, pintores, escritores, arquitetos, rabinos, pais-de-santo, monges, pajés... Vocês são fantásticos e fascinantes. Aproveitem melhor o corpo, a vida, o tempo e os recursos de vocês. Vivam com criatividade, amor, tolerância... Eu conheço vocês por dentro e sei que há muita coisa boa em vocês e entre vocês, primatas.

Me desculpo ainda uma vez pelo transtorno.

Cordialmente,
COVID-19 ("Coronavírus")


Nenhum comentário: