Newsletter

Sua assinatura não pôde ser validada.
Você fez sua assinatura com sucesso.

Oficina de Clio - Newsletter

Inscreva-se na newsletter para receber em seu e-mail as novidades da Oficina de Clio!

Nous utilisons Sendinblue en tant que plateforme marketing. En soumettant ce formulaire, vous reconnaissez que les informations que vous allez fournir seront transmises à Sendinblue en sa qualité de processeur de données; et ce conformément à ses conditions générales d'utilisation.

sexta-feira, 12 de julho de 2019

Carta Aberta aos Eleitores de Bolsonaro

Caro Cidadão,

escrevo para você que votou em Jair Bolsonaro no 1° ou no 2° turno das eleições de 2018. Não votei em Bolsonaro em nenhum dos dois turnos, mas respeito a sua escolha.

Não sei que motivos levaram você a votar em Bolsonaro. Talvez você gostasse dele ou achasse que ele era a melhor opção para o Brasil. Talvez você simplesmente não quisesse mais uma gestão petista.

Parto do princípio de que você é um cidadão bem intencionado, respeitável, trabalhador, cumpridor das leis, cuidadoso com sua família e leal a seus amigos. Não quero acreditar que você seja fascista, racista, homofóbico ou ignorante. Talvez você o considere realmente "o Mito"; ou talvez você não concorde com 100% do que Bolsonaro diz.

É provável que você tenha assistido a posse presidencial em janeiro repleto de esperanças - seu candidato venceu e você achava que ele iria melhorar a situação do país. Talvez você pensasse: "esse presidente vai acabar com a corrupção no Brasil"; "Bolsonaro vai acabar com as mamatas"; ou ainda, "ele vai botar o país em ordem".

Todavia, me pergunto: o que você pensa agora, após seis meses de governo? Você está satisfeito? Você vê indícios de melhora?

Mais ainda: alguma coisa está melhor para sua família graças a Bolsonaro? Você se sente mais seguro em sua cidade? Você está menos endividado? Está mais fácil pagar suas contas? Seu salário melhorou? Está sobrando mais dinheiro no final do mês? Sua poupança cresceu? Seus amigos ou parentes desempregados conseguiram emprego? A escola do seu filho melhorou? Você sente mais confiança no atendimento do SUS? Enfim, você consegue perceber a SUA vida melhorando em algum aspecto?

Você ainda tem esperanças - "foram apenas seis meses", você me dirá. Talvez você tenha razão; ainda assim, você há de concordar que esse primeiro semestre de governo foi uma bagunça, um festival de trapalhadas e baixarias. Bolsonaro e sua equipe mal conseguem se entender; medidas são anunciadas por uns e logo depois desmentidas por outros. Os membros de seu partido brigam entre si pelas razões mais fúteis. Frota ofende Hasselmann, que xinga Kataguiri, que briga com Fulano... A cada semana há um novo escândalo. O presidente não sabe se comportar como presidente; posta barbaridades e até obscenidades em suas redes sociais. Enquanto isso, o Brasil segue estagnado. Quando as coisas começam tão mal, é provável que terminem pior - e ainda temos três anos e meio de governo pela frente...

Bolsonaro e Mourão se diziam preocupados com a família brasileira. A sua família? A minha família? Ou as famílias deles?

Em apenas seis meses, o filho de Mourão já foi promovido no Banco do Brasil e indicado a um elevado cargo gerencial; seu salário triplicou. Até Carlos Bolsonaro ironizou o fato nas redes
sociais: "esse é bom bagarai". Nos últimos dias, no entanto, chegou a vez de seu próprio irmão, Eduardo, ser sugerido pelo pai como potencial embaixador nos Estados Unidos - cargo para o qual não tem o menor preparo, mas cujas regalias pretende aproveitar. Onde está aquele Jair Bolsonaro que se dizia defensor da meritocracia? Será que Carlos também considera seu irmão "bom bagarai"?

Enquanto faltam postos de trabalho para milhões de brasileiros, não faltam excelentes oportunidades profissionais para as famílias presidenciais. O nome disso, todos nós sabemos: nepotismo. Foi para isso que você votou em Bolsonaro e Mourão? Após as eleições, muita gente afirmava que a mamata iria acabar; a realidade, no entanto, vem mostrando que as mamatas seguem firmes e fortes.

Em campanha, Bolsonaro defendia uma "nova política" - como se ele mesmo e seus familiares não tivessem passado quase três décadas vivendo da "velha política". Vale lembrar que durante muitos anos o Sr. Jair Messias Bolsonaro viveu muito confortável sob as asas de Maluf no PP, envolvido em inúmeros escândalos de corrupção.

Não comentarei a reforma previdenciária em curso, que promete prejudicar gravemente a todos nós trabalhadores; se informe sobre o assunto e julgue você mesmo, pois essa carta já se faz longa e não desejo cansá-lo demais.

Deixo aqui um simples convite à sua reflexão: será que vale a pena continuar defendendo Bolsonaro? Votar mal faz parte da vida de qualquer eleitor. Eu mesmo já me arrependi de ter votado em certos candidatos em determinadas ocasiões.

Decepções e frustrações, às vezes, podem nos paralisar. Entramos em estado de negação, enfiando a cabeça na terra como os proverbiais avestruzes; nos recusamos a enxergar a dura realidade, tapando o sol com a peneira. Arrumamos mil desculpas esfarrapadas para proteger o político que outrora mobilizou nosso entusiasmo. Tentamos coloca-lo acima do bem e do mal.

Não deveria ser assim. Temos que ser cidadãos, e não torcedores. Devemos cobrar e criticar todos os políticos, especialmente aqueles que nós mesmos elegemos. Eles não são nossos líderes iluminados; não são pessoas especiais e nem devem ser idolatrados. São apenas gente como a gente, pessoas que elegemos para cuidarem de nossos interesses coletivos. Eles estão lá para servir o povo, e não o contrário. Ao constatar nossos equívocos eleitorais, temos simplesmente que ter a coragem de admitir o erro, criticar aqueles que pisotearam nossas esperanças e faltaram com suas promessas - e não reelege-los nunca mais. Nunca é tarde demais para reparar um erro.

Termino, caro cidadão, com uma constatação banal: VOCÊ É MELHOR QUE BOLSONARO. Se você, como suponho, é uma pessoa bem intencionada, trabalhadora e cumpridora das leis, VOCÊ É MELHOR QUE BOLSONARO. Não perca seu tempo defendendo um político que não respeita sequer as pessoas mais próximas dele e que provavelmente não gastaria meio minuto para defender você. VOCÊ MERECE UM PRESIDENTE MELHOR QUE BOLSONARO.

Não peço a você que apressadamente jogue fora suas esperanças, apenas que observe muito bem como nosso presidente vem agindo e como agirá no resto de seu mandato. Reflita bastante - e faça a escolha que você julgar melhor em 2022. Melhor ainda: pense com muito cuidado e serenidade na hora de votar para prefeito e vereador em 2020.

Respeitosamente,
Luiz Fabiano de Freitas Tavares,
Professor, historiador e cidadão,
Ao seu dispor


Nenhum comentário: