Newsletter

Sua assinatura não pôde ser validada.
Você fez sua assinatura com sucesso.

Oficina de Clio - Newsletter

Inscreva-se na newsletter para receber em seu e-mail as novidades da Oficina de Clio!

Nous utilisons Sendinblue en tant que plateforme marketing. En soumettant ce formulaire, vous reconnaissez que les informations que vous allez fournir seront transmises à Sendinblue en sa qualité de processeur de données; et ce conformément à ses conditions générales d'utilisation.

quarta-feira, 17 de outubro de 2018

Les Choses et les Mots

Conheço muitas Coisas-sem-Palavras, mas conheço poucas Palavras-sem-Coisas, como cachemopos ou perintilias. Consigo inventar muitas Palavras-sem-Coisas (zalibungas e maralineos, por exemplo), mas no fundo não vale tanto a pena, pois são apenas Palavras que não significam lá muita Coisa.

Posso estar pentagonalmente enganado, mas creio que as Coisas precedem as Palavras e provavelmente importam muito mais que elas, até para aquelas pessoas estranhas que escrevem livros - exceto, talvez, para alguns pensadores pós-modernos (menos, é claro, quando se trata de contracheque, que é Coisa séria). Molière tinha uma ou duas Palavras a dizer sobre esse tipo de Coisa.

No que me diz respeito, prefiro escrever uma Palavra-Revólver a encarar uma Coisa-Revólver - diferenciar as duas Coisas é bom sinal de sanidade mental, pois qualquer pessoa de tino sabe que ser atingido por uma Coisa-Bala de qualquer calibre dói muito mais que dizer "fui ferido por uma Palavra-Bala", por mais alto que se grite isso (é uma daquelas Coisas que soam esquisitamente em voz alta).

É bem verdade, por outro lado, que, a seu fabuloso modo, Palavras também são Coisas - de uma natureza muito peculiar, evidentemente. Palavras são Coisas poderosas e perigosas, inclusive, capazes de mobilizar e movimentar outras Coisas, que ferem e matam, literalmente: Palavras atiram pedras, acendem fogueiras, puxam gatilhos e atam nós corrediços.

As Coisas-Palavras e as Palavras-Coisas se complementam, moldam e movimentam. São vento, moinho, mó, trigo e farinha. São serpentes mordendo suas próprias caudas. Verbo e Carne, talvez.

De qualquer forma, um homem sem Palavra se faz Coisa: não sabe o que diz. Mas mesmo os homens de Palavra devem permanecer sempre atentos às Coisas que nos deixam sem Palavras. Conheço muitas Palavras que valem mil Coisas, mas poucas Coisas que valham mil Palavras.

Acabamos voltando ao começo, se não for o avesso, o começo do avesso, ou até, quem sabe, o avesso do começo. Confuso, me pergunto se comecei mal e terminei pior, ou se terminei mal e comecei pior - embora uma Coisa seja menos pior que a outra; nem tudo é questão apenas de Palavras.

Como logobundo que me faço, admito que, no fim das contas, tudo isso pode soar um tanto contabuloso...

Nenhum comentário: