Newsletter

Sua assinatura não pôde ser validada.
Você fez sua assinatura com sucesso.

Oficina de Clio - Newsletter

Inscreva-se na newsletter para receber em seu e-mail as novidades da Oficina de Clio!

Nous utilisons Sendinblue en tant que plateforme marketing. En soumettant ce formulaire, vous reconnaissez que les informations que vous allez fournir seront transmises à Sendinblue en sa qualité de processeur de données; et ce conformément à ses conditions générales d'utilisation.

quarta-feira, 10 de março de 2021

Lançamento - "Vila dos Mistérios"

 QB Studios orgulhosamente apresenta sua terceira produção, "Vila dos Mistérios".

O desenvolvimento do game se iniciou em 2018, com a turma 1704 da Escola Municipal Quintino Bocaiúva. Infelizmente a conclusão do projeto foi adiada pela pandemia de 2020, e apenas agora o jogo se encontra disponível para download.

Nas terras do Marquês de Malavita, em um vilarejo destruído pela guerra, Frei Umberto e o cão farejador Eco investigam inúmeros crimes e mistérios - desde inocentar um homem injustamente acusado de assassinato a resgatar uma criança em sombrias catacumbas, além da misteriosa morte de jovens cujos corações foram arrancados, entre outras aventuras inspiradas pelo imaginário medieval...


"Vila dos Mistérios" foi desenvolvido por alunos do 7º ano do Ensino Fundamental. O game é inspirado pela obra de Umberto Eco, homenageado pelos nomes do monge e do cão que protagonizam o jogo.

A proposta do game é incorporar conteúdos relacionados à Baixa Idade Média na Europa. Para tanto, os estudantes foram apresentados ao conteúdo curricular da disciplina História, bem como a narrativas folclóricas e lendárias remetendo ao passado medieval, tanto através de textos quanto de contação de histórias.

A partir dessas dinâmicas os estudantes desenvolveram personagens, cenários e tramas para o jogo. Convém notar que não se trata de obra com precisão histórica, tanto pelas limitações gráficas da ferramenta usada (RPG Maker MV), quanto por certa liberdade criativa concedida aos estudantes, assim como à própria incorporação de elementos do maravilhoso medieval ao game - como assombrações e bruxaria.

Não obstante, o jogo tangencia inúmeros temas relevantes para a compreensão das sociedades da Baixa Idade Média, como as guerras feudais, relações de senhorio e vassalagem, estratificação social, religiosidade, vida cotidiana e as Cruzadas.

Nenhum comentário: