Newsletter

Sua assinatura não pôde ser validada.
Você fez sua assinatura com sucesso.

Oficina de Clio - Newsletter

Inscreva-se na newsletter para receber em seu e-mail as novidades da Oficina de Clio!

Nous utilisons Sendinblue en tant que plateforme marketing. En soumettant ce formulaire, vous reconnaissez que les informations que vous allez fournir seront transmises à Sendinblue en sa qualité de processeur de données; et ce conformément à ses conditions générales d'utilisation.

quarta-feira, 29 de dezembro de 2021

Paz e sonhos juvenis

 Quando eu era um jovenzinho sonhador e esperançoso, acreditava que a plenitude humana consistia em "viver em paz consigo mesmo e com o mundo". Mais de duas décadas depois, enquanto termina o verão de minha vida e pressinto os ventos do outono que chega, ainda não encontrei essa paz. Nas pequenas e grandes batalhas da vida, enfrentadas certamente com alguma presunção e muita ingenuidade, encontrei muita fadiga e pouca glória. Nos duros choques com a realidade, meu otimismo juvenil se converteu em um agridoce "pessimismo esperançoso". Talvez eu simplesmente precise dar uma trégua ao mundo, para cultivar alguma paz dentro de mim. Como dizia um grande mestre e amigo, "buscar dentro o que não está fora". Muito me falta ainda para cultivar essa serenidade diante de um mundo que parece desmoronar. Nos refúgios mais profundos de minha alma, ainda que por breves instantes, experimento essa paz. Preciso aceitar o mundo como ele é, sem acomodação cínica, nem revolta estéril, para talvez, algum dia, "viver em paz comigo mesmo" - e, quem sabe, "com o mundo".

Nenhum comentário: