Newsletter

Sua assinatura não pôde ser validada.
Você fez sua assinatura com sucesso.

Oficina de Clio - Newsletter

Inscreva-se na newsletter para receber em seu e-mail as novidades da Oficina de Clio!

Nous utilisons Sendinblue en tant que plateforme marketing. En soumettant ce formulaire, vous reconnaissez que les informations que vous allez fournir seront transmises à Sendinblue en sa qualité de processeur de données; et ce conformément à ses conditions générales d'utilisation.

domingo, 11 de novembro de 2018

Dados econômicos curiosos

Achei essa tabela interessante. Como não sou economista, contador, estatístico ou matemático, não devo ter compreendido muito bem.

Enfim, ela compara dados de endividamento público e privado em proporção ao PIB entre diversos países do mundo entre 2007 e 2014 (no caso brasileiro, entre o segundo mandato de Lula e o primeiro de Dilma).

O Brasil ocupa a 34ª posição na tabela (dívidas em torno de 128% do PIB anual), o que já é curioso: o endividamento global brasileiro nesses 7 anos ficou abaixo de inúmeras outras economias do mundo, com um aumento de apenas 27%. No entanto, podemos observar nas colunas à direita, que esse aumento no endividamento se distribui da seguinte maneira: 3% no setor governamental; 15% no setor empresarial; 9% no setor familiar.

Ou seja, no período em questão, o governo (do PT-MDB!) foi o setor econômico que menos se endividou no Brasil. Por outro lado, o endividamento familiar subiu consideravelmente e, mais importante, o setor empresarial se endividou CINCO VEZES mais que o governo.

Em suma, em que pese toda a funesta corrupção da Era PT-MDB, todos os gastos públicos mal direcionados e n outros fatores que me levam a criticar o PT (e seu siamês MDB), me parece difícil sustentar que o PT (sozinho) "destruiu o Brasil", "quebrou o Brasil" etc.

Em suma, fica evidente que, em termos orçamentários, a conduta do setor empresarial foi muito mais temerária que a do governo, e as famílias brasileiras também não cuidaram de suas finanças com muita prudência. No que tange especificamente às finanças familiares, posso afirmar que vi muita gente nos últimos anos gastando como se não houvesse amanhã, esquecendo que a fatura um dia chega e os juros são impiedosos. Vi muita gente viajando mais do que podia, adquirindo automóveis que nitidamente não condiziam com sua renda familiar, trocas de aparelhos eletrônicos demasiadamente frequentes etc.

Enfim, o PT-MDB tem sua parcela de responsabilidade na crise econômica que hoje vivemos, mas não estão sozinhos nessa lambança. É muito fácil conduzir suas finanças pessoais e/ou corporativas de modo pouco responsável por anos e depois jogar TODA a culpa no governo (embora o governo também tenha imensa responsabilidade, obviamente).

Minha avó usava um ditado que se aplica maravilhosamente à presente situação do Brasil: "Em 
casa onde falta pão, todo mundo está errado e todo mundo tem razão" - todo mundo tem direito de reclamar, mas todo mundo tem sua parcela de responsabilidade na situação.

Nunca fui petista, nem pretendo aqui defender o PT, apenas convidar cada um a refletir mais serenamente sobre a situação do Brasil em toda sua complexidade. Cada um tire suas próprias conclusões e vista a carapuça que lhe couber.

De resto, peço aos economistas, contadores, estatísticos ou matemáticos de plantão que me esclareçam nos pontos onde meu raciocínio for inválido ou incompleto.


Nenhum comentário: