Newsletter

Sua assinatura não pôde ser validada.
Você fez sua assinatura com sucesso.

Oficina de Clio - Newsletter

Inscreva-se na newsletter para receber em seu e-mail as novidades da Oficina de Clio!

Nous utilisons Sendinblue en tant que plateforme marketing. En soumettant ce formulaire, vous reconnaissez que les informations que vous allez fournir seront transmises à Sendinblue en sa qualité de processeur de données; et ce conformément à ses conditions générales d'utilisation.

quarta-feira, 30 de outubro de 2019

Minha "utopia"

Como socialista não-marxista que sou (desde os 13 anos de idade) e radical defensor da democracia, a sociedade em que eu gostaria de viver seria algo como um republicanismo plural, onde ideias socialistas, liberais e conservadoras pudessem dialogar de modo  mutuamente respeitoso, pacífico e construtivo, com uma economia de mercado não-capitalista. 

Infelizmente muitos socialistas confundem socialismo com estatismo ilimitado e economia planificada. Por outro lado, um dos grandes problemas da economia de mercado capitalista é sua forte, talvez inexorável, tendência à formação de oligopólios. Numa economia saudável e diversificada seriam necessárias empresas de portes e modelos variados: empreendimentos familiares, pequenas e grandes cooperativas, algumas empresas de médio e grande porte, públicas ou privadas - todas elas regulamentadas por leis cuidadosamente balanceadas, salvaguardadas por mecanismos de fiscalização tão transparentes quanto possível.

Em suma, gostaria de ver um Mercado forte e dinâmico, devidamente vigiado (mas não controlado) por um Estado ainda mais forte, plural e democrático, ciosamente controlado por uma Sociedade Civil politicamente mobilizada e participativa, vigorosamente ativa, com ampla consciência cívica e profundo compromisso com o bem-estar da coletividade.

Mas como nosso Brasil anda longe disso...!

(Reflexão dialeticamente partejada conversando com o filósofo conservador Thales de Oliveira).


Nenhum comentário: